Acessibilidade / Reportar erro

Educação superior em Enfermagem: o processo de trabalho docente em diferentes contextos institucionais

Objetivo

Analisar as características do trabalho docente no ensino superior em Enfermagem.

Método

Estudo exploratório e qualitativo cujo referencial teórico-metodológico foi o materialismo histórico e dialético. Como categoria analítica, adotou-se o processo de trabalho docente, ancorado nas concepções de trabalho e profissionalidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 docentes de três instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, classificadas segundo a tipologia de contextos institucionais.

Resultados

Revelaram que os docentes dessas instituições de ensino superior constituem um grupo heterogêneo, submetido a diferentes condições de trabalho. A intensificação e a precarização do trabalho docente é comum aos três contextos, embora haja distinções importantes nas práticas didáticas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão.

Conclusão

A profissionalização docente pode ser o ponto de partida para a análise e o enfrentamento de uma realidade tão distinta de trabalho e prática docente.

Educação superior; Educação em enfermagem; Docentes de enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br