Acessibilidade / Reportar erro

A violência como objeto de pesquisa e intervenção no campo da saúde: uma análise a partir da produção do Grupo de Pesquisa Gênero, Saúde e Enfermagem* * Grupo de Pesquisa do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Cadastrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do Centro Nacional de desenvolvimento Científico de Tecnológico (CNPq) ** ** Artigo baseado no trabalho: Fonseca RMGSF, Oliveira RNG. Gênero como categoria fértil para a pesquisa em violência. Apresentação oral. 3o Congresso Ibero Americano em investigação Qualitativa. 15 a 17 de Julho de 2014. Badajoz(ES).

O estudo tem como objetivo descrever como a violência se revela na produção do Grupo de Pesquisa Gênero, Saúde e Enfermagem. Trata-se de pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, que avaliou a produção do Grupo de Pesquisa, por meio de análise de conteúdo. Os resultados apontam gênero como categoria central na determinação da violência e das práticas em saúde. Esse aspecto determina limitações nas práticas profissionais de enfrentamento, a exemplo da invisibilidade do problema. A autonomia feminina, o uso de álcool e drogas e a vulnerabilidade social assumem importante relação com o fenômeno e o vínculo é revelado enquanto potencialidade das práticas em saúde para o enfrentamento do problema. Conclusão: A perspectiva de gênero na pesquisa em Enfermagem constitui um campo inovador e contra-hegemônico, com possibilidade assumir um significado práxico pelo potencial transformador da compreensão e dos modos de intervenção no fenômeno da violência de gênero.

Pesquisa; Enfermagem; Gênero; violência contra a mulher; Feminismo


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br