Acessibilidade / Reportar erro

Representação social da violência doméstica contra a mulher entre Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários* * Extraído da dissertação "Representações de Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários acerca da violência doméstica contra a mulher", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, 2014.

OBJETIVO

Analisar as representações sociais dos Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde acerca da violência doméstica contra a mulher.

MÉTODO

Estudo qualitativo desenvolvido no Município do Rio Grande, RS, cujas evocações e entrevistas foram colhidas entre os meses de julho a novembro de 2013. Para o tratamento dos dados utilizou-se o software EVOC 2005 e a análise de contexto.

RESULTADOS

Percebeu-se que se trata de uma representação estruturada, cujo núcleo central contém elementos conceituais, imagéticos e atitudinais, sendo eles abuso, agressão, agressão física, covardia e falta de respeito. Tais termos fizeram-se presentes no contexto das entrevistas. Os profissionais reconheceram que a violência não se limita a aspectos físicos e expressaram julgamento frente aos atos do agressor.

CONCLUSÃO

Acredita-se que este conhecimento possibilite a problematização do fenômeno estudado com a equipe, bem como facilite a busca de estratégias de prevenção e intervenção junto às vítimas, agressores e gestores dos serviços de saúde.

Violência Contra a Mulher; Violência Doméstica; Agentes Comunitários de Saúde; Papel do Profissional de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br