Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de diagnósticos de enfermagem para pessoas com diabetes na atenção especializada* * Extraído da tese "Subconjunto Terminológico da CIPE para pessoas com Diabetes Mellitus na atenção especializada", Programa da Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, 2014

OBJETIVO

Construir enunciados de diagnósticos de enfermagem relacionados à prática de enfermagem para pessoas com diabetes na Atenção Especializada, com base no Banco de Termos da Linguagem de Enfermagem relacionado à diabetes, na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) e na Teoria das Necessidades Humanas Básicas e validá-los com enfermeiros especialistas da área.

MÉTODO

Pesquisa metodológica estruturada em etapas sequenciadas de construção, mapeamento cruzado, validação e categorização dos diagnósticos de enfermagem.

RESULTADOS

Apontaram uma lista de 115 enunciados de diagnósticos, incluindo-se enunciados positivos, negativos e de melhora; 59 diagnósticos de enfermagem constantes e 56 diagnósticos de enfermagem não constantes na CIPE®Versão 2011. Foram validados 66 diagnósticos com IVC ≥ 0.50, os quais foram categorizados com base nas necessidades humanas.

CONCLUSÃO

Observou-se que o uso da CIPE® 2011 favoreceu a especificação dos conceitos da prática profissional no cuidado com as pessoas com diabetes.

Diagnóstico de Enfermagem; Diabetes Mellitus; Classificação; Terminologia


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br