SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Construção e validação de diagnósticos de enfermagem para pessoas com diabetes na atenção especializadaFarmacoterapia e análise de mediadores gasosos em pacientes hipertensos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

ARRUDA, Guilherme Oliveira de et al. Associação entre autopercepção de saúde e características sociodemográficas com doenças cardiovasculares em indivíduos adultos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2015, vol.49, n.1, pp.61-68. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000100008.

OBJETIVO

Analisar a associação de características sociodemográficas e a autopercepção de saúde com a presença de doenças cardiovasculares e a associação desta autopercepção com o tipo de doença.

MÉTODO

Estudo transversal, do tipo inquérito populacional, realizado com 1.232 indivíduos com idade entre 20 e 59 anos, de ambos os sexos, residentes na região metropolitana de Maringá-PR. Os dados foram analisados por meio de regressão logística simples e múltipla.

RESULTADOS

Na análise múltipla, a faixa etária e a autopercepção de saúde estiveram associadas a doenças cardiovasculares, e na análise univariada a autopercepção regular de saúde esteve associada à hipertensão arterial, e a ruim, à insuficiência cardíaca, ao acidente vascular cerebral e ao infarto agudo do miocárdio.

CONCLUSÃO

As diferenças encontradas na associação da autopercepção de saúde com essas doenças podem indicar como indivíduos com determinadas características lidam com as doenças, possibilitando que a assistência à saúde seja mais individualizada e específica.

Palavras-chave : Doenças Cardiovasculares; Fatores de Risco; Prevalência; Inquéritos Demográficos; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )