Acessibilidade / Reportar erro

Farmacoterapia e análise de mediadores gasosos em pacientes hipertensos* * Extraído da tese "Farmacoterapia e análise de mediadores gasosos em pacientes hipertensos", Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014

OBJETIVO

Avaliar o efeito do uso de anti-hipertensivos pertencentes às classes medicamentosas antagonistas de canais de cálcio e inibidores da enzima conversora de angiotensina nas concentrações plasmáticas de ácido sulfídrico e óxido nítrico em portadores de hipertensão arterial sistêmica.

MÉTODO

Estudo transversal com abordagem quantitativa realizado com hipertensos em uso de anti-hipertensivos das classes inibidores da enzima conversora de angiotensina ou antagonistas dos canais de cálcio.

RESULTADOS

Verificou-se que a concentração de óxido nítrico plasmático foi significativamente maior em hipertensos que estavam em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (p<0.03) e que a concentração de ácido sulfídrico plasmático foi significativamente maior em hipertensos em uso de antagonistas dos canais de cálcio (p<0.002).

CONCLUSÃO

Os achados sugerem que essas medicações possuem como mecanismo de ação adicional a melhora da disfunção endotelial por elevar os níveis plasmáticos de substâncias vasodilatadoras.

Hipertensão; Óxido Nítrico; Sulfeto de Hidrogênio; Anti-Hipertensivos


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br