Acessibilidade / Reportar erro

O cuidar da enfermeira na saúde da família: fragilidades e potencialidades no Sistema Único de Saúde* * Extraído da dissertação de mestrado "Processo de cuidar da enfermeira na Estratégia Saúde da Família e suas interfaces com a rede do Sistema Único de Saúde em dois cenários da Bahia, Brasil: fragilidades e potencialidades", Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2013.

OBJETIVO

Analisar o cuidado produzido pela enfermeira na Estratégia Saúde da Família e suas interfaces com a rede do Sistema Único de Saúde em suas fragilidades e potencialidades.

MÉTODO

Pesquisa de abordagem qualitativa realizada mediante entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas, com a participação da equipe de enfermagem, composta por 15 pessoas, no período de outubro de 2012 a janeiro de 2013.

RESULTADOS

Revelaram como potencialidades: a polivalência da enfermeira na condução dos usuários na unidade, e na rede de saúde, sendo assim, atua diretamente no acesso desses aos serviços. É o principal sujeito que participa dos processos de cuidar em atenção à pessoa, família e grupos sociais. Como fragilidades destacam-se o acolhimento frágil e a baixa resolubilidade em relação aos problemas apresentados pelos usuários e famílias.

CONCLUSÃO

O processo de cuidar da enfermeira na unidade de saúde ainda carece de articulação coletiva, envolvendo a equipe e descentralizando as decisões.

Cuidados de Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Acesso aos Serviços de Saúde; Sistema Único de Saúde; Enfermagem em Saúde Pública


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br