Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento da população portuguesa sobre Suporte Básico de Vida e disponibilidade para realizar formação

OBJETIVO

Avaliar o nível de conhecimento e a disponibilidade da população portuguesa para realizar formação sobre Suporte Básico de Vida (SBV) e identificar alguns fatores relacionados ao seu nível de conhecimento sobre SBV.

MÉTODO

Estudo observacional realizado com 1.700 pessoas que responderam a um questionário composto por dados sociodemográficos e profissionais, formação, interesse na formação e conhecimentos sobre SBV.

RESULTADOS

Dos 754 homens e 943 mulheres, apenas 17,8% (303) frequentou um curso sobre SBV, mas 95,6% manifestou disponibilidade para realizar a formação. Em média, não apresentaram bons níveis de conhecimentos em suporte básico de vida (acertaram em 25,9 ± 11,5 dos 64 indicadores). Os inquiridos mais velhos, do sexo masculino, os que efetuaram formação e os que já prestaram SBV acertaram em média mais questões (p<0,01).

CONCLUSÃO

Os níveis de conhecimento da população portuguesa são baixos, mas as pessoas estão disponíveis para formação, sendo importante desenvolver cursos de formação e treino para melhorar os seus conhecimentos.

Ressuscitação Cardiopulmonar; Primeiros Socorros; Conhecimento; Educação em Saúde


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br