Acessibilidade / Reportar erro

Vantagens do estudo de coorte realizado por enfermeiros em parada cardiorrespiratória* * Extraído da tese "A epidemiologia da parada cardiorrespiratória em um pronto- socorro de um hospital universitário", Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Identificar fatores associados à sobrevida após parada cardiorrespiratória.

MÉTODO

Relato de experiência sobre a realização de estudo de coorte em um hospital universitário, cuja amostra consecutiva foi composta por 285 pacientes. Os dados foram coletados durante um ano por enfermeiras treinadas. A estratégia de treinamento foi a aula expositiva dialogada. O monitoramento da coleta foi realizado pelos enfermeiros por ligações telefônicas, visitas ao pronto-socorro e busca nos prontuários. O estado neurológico dos sobreviventes foi avaliado na alta, após seis meses e um ano.

RESULTADOS

Dos 285 pacientes, 16 sobreviveram à alta e 13 permaneceram vivos após um ano, sendo possível identificar fatores associados à sobrevivência. Não houve perdas no seguimento.

CONCLUSÃO

Estudos de coorte auxiliam na identificação dos riscos e desfechos de doenças. Na parada cardiorrespiratória podem subsidiar políticas públicas, incentivar pesquisas futuras e programas de treinamento em ressuscitação cardiopulmonar, melhorando o prognóstico dos pacientes.

Descritores:
Parada Cardíaca; Ressuscitação Cardiopulmonar; Análise de Sobrevida; Enfermagem; Epidemiologia; Estudos de Coorte

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br