Acessibilidade / Reportar erro

Adesão às boas práticas na atenção ao parto normal: construção e validação de instrumento * * Extraído da dissertação "Elaboração de instrumento para análise da adesão dos profissionais às práticas obstétricas seguras na atenção ao parto", Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu , Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Descrever as etapas de construção e validação de um instrumento para análise da adesão às boas práticas na atenção ao parto e nascimento.

MÉTODO

Pesquisa metodológica, realizada em três etapas: elaboração de dimensões e itens, validação aparente e de conteúdo e análise semântica dos itens.

RESULTADOS

A validade aparente e de conteúdo foi realizada por 10 juízes que atuam na assistência, ensino e pesquisa. Os itens com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ a 0,9 foram mantidos na íntegra ou sofreram revisões conforme sugestões dos juízes. A análise semântica, realizada duas vezes, indicou que não havia dificuldade na compreensão dos itens.

CONCLUSÃO

O instrumento com três dimensões (organização da rede de atenção ao parto e nascimento, práticas baseadas em evidências científicas e processos de trabalho) seguiu as etapas recomendadas na literatura, finalizado com 50 itens e IVC total de 0,98.

Descritores
Parto Normal; Questionários; Estudos de Validação; Saúde da Mulher

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br