SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número6Qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com hepatite C em terapia dupla e triplaSignificados atribuídos por familiares na pediatria acerca de suas interações com os profissionais da enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

FERRETTI-REBUSTINI, Renata Eloah de Lucena et al. Validade do índice de katz para avaliar atividades básicas de vida diária por informantes em estudos neuropatológicos. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2015, vol.49, n.6, pp.944-950. ISSN 0080-6234.  https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600010.

OBJETIVO

Analisar as evidências de validade de constructo do Índice de Katz para a avaliação retrospectiva das Atividades Básicas de Vida Diária (AbVD) por informantes, para apoiar estudos neuropatológicos no envelhecimento.

MÉTODO

Por meio de estudo transversal foi analisada a capacidade funcional para as AbVD mensurada pelo Índice de Katz em 650 casos randomizados das bases de dados do Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral (BEHGEEC). A amostra foi particionada em duas subamostras para as análises (N=325, cada) e então estratificada de acordo com o comprometimento cognitivo determinado pelo Escore Clínico de Demência (CDR). Foram realizadas análise fatorial, de consistência interna e de invariância.

RESULTADOS

A análise fatorial evidenciou um instrumento unidimensional com ótima consistência interna, em todos os grupos. Ótimos índices de ajuste foram obtidos após o tratamento de duas covariâncias, indicando adequação da escala para avaliar AbVD por informantes. A escala é invariante para o comprometimento cognitivo, o que significa que pode ser usada em indivíduos com ou sem comprometimento cognitivo.

CONCLUSÃO

O Índice de Katz apresenta validade de constructo para a avaliação retrospectiva das AbVD por informantes, com confiabilidade.

Palavras-chave : Atividades Cotidianas; Envelhecimento; Procurador; Psicometria; Estudos de Validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )