Acessibilidade / Reportar erro

Competências gerenciais dos enfermeiros na ampliação da Estratégia Saúde da Família * * Extraído da dissertação "Competências gerenciais dos enfermeiros na ampliação da Estratégia Saúde da Família", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Relacionar as competências gerenciais requeridas dos enfermeiros com o processo de mudança vivenciado na ampliação da Estratégia Saúde da Família.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa realizada na Atenção Primária à Saúde em um município sul brasileiro, por meio de entrevista com 32 enfermeiros gerenciais e assistenciais. As entrevistas foram processadas nosoftwareIRAMUTEQ. As classes resultantes foram analisadas à luz de cinco competências gerenciais para promover a mudança.

RESULTADOS

As quatro classes que emergiram dos dados foram: o processo de ampliação da Estratégia Saúde da Família; os enfrentamentos e as potencialidades; a mobilização para a mudança; a inovação na consulta médica e na do enfermeiro. As classes foram relacionadas a uma ou mais competências.

CONCLUSÃO

A ampliação da Estratégia Saúde da Família requer competências gerenciais de implementar e sustentar a mudança, negociar acordos e compromissos, usar o poder e a influência com ética e efetividade, patrocinar e vender novas ideias e estimular e promover inovação.

Descritores
Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Competência Profissional; Gerenciamento da Prática Profissional

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br