Acessibilidade / Reportar erro

Percepção das mães sobre os cuidados com o filho submetido ao transplante cardíaco

Resumo

OBJETIVO

Conhecer a percepção das mães acerca dos principais cuidados a serem executados após o transplante cardíaco do filho, assim como as principais dificuldades por elas vivenciadas.

MÉTODO

Estudo descritivo, qualitativo, realizado em março e abril de 2014 por meio da técnica de grupo focal para a coleta de dados. Participaram 12 mães que estavam acompanhando seu filho em um hospital de referência em doenças cardiopulmonares. Os depoimentos foram gravados, transcritos e organizados em torno dos cuidados que as mães realizaram após o transplante cardíaco da criança, das principais dificuldades das mães, da percepção das mães sobre a qualidade de vida das crianças e sobre a utilização de materiais educativos para divulgação dos cuidados após o transplante. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo.

RESULTADOS

Entre os assuntos abordados destacam-se: o horário das medicações imunossupressoras, a higiene dos alimentos, a limpeza do ambiente, a higiene corporal e oral, o uso de máscara cirúrgica, e o cuidado em manter a criança longe de aglomerados de pessoas.

CONCLUSÃO

O estudo contribuiu para o diagnóstico situacional quanto aos cuidados realizados pelas mães de crianças transplantadas.

Descritores
Transplante de Coração; Criança; Mães; Cuidado da Criança; Enfermagem Pediátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br