Acessibilidade / Reportar erro

Infecção de sítio cirúrgico e seus fatores de risco em cirurgias de cólon

Resumo

OBJETIVO

Identificar a ocorrência de infecção de sítio cirúrgico (ISC) e seus fatores de risco em pacientes submetidos a cirurgias de cólon, em um hospital terciário do interior paulista.

MÉTODO

Estudo de coorte não concorrente, por meio do levantamento de informações contidas nos prontuários de pacientes submetidos a cirurgias de cólon no período compreendido entre janeiro de 2010 e dezembro de 2013. As variáveis estudadas foram os possíveis fatores de risco ligados ao paciente, às características demográficas e ao procedimento cirúrgico.

RESULTADOS

Foram avaliados 155 pacientes, com uma incidência global de ISC de 16,7%. Encontrou-se associação estatisticamente significativa tanto na análise uni quanto na multivariada entre a ISC e as seguintes variáveis: sexo masculino, pontuação de Charlson e preparo mecânico intestinal.

CONCLUSÃO

A compreensão dos profissionais de saúde sobre os fatores que influenciam a incidência de ISC nas cirurgias de cólon pode contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente cirúrgico a partir de ações efetivas que minimizem os riscos de infecções.

Descritores
Infecção da Ferida Operatória; Cirurgia Colorretal; Enfermagem Perioperatória

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br