Tiwari et´al. (2006) (China) 2727 Tiwari A, Lai P, So M, Yuen K. A comparison of the effects of problem-based learning and lecturing on the development of students' critical thinking. Med Educ [Internet]. 2006 [cited 2015 Aug 26];40(6):547-54. Available from: Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2929.2006.02481.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
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79 estudantes do primeiro ano |
Problem Based Learning (PBL) |
Palestras ( lectures ) |
2 semestres |
California Critical Thinking Disposition Inventory (CCTDI) |
O grupo PBL apresentou escores globais de PC medidos pela CCTDI significativamente maiores do que o grupo palestras (p=0,005) |
Ferguson (2012) (EUA) 2828 Ferguson RA. Critical thinking skills in nursing students: using Human Patient Simulation [thesis]. California: Northern California University; 2012.
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57 estudantes do primeiro ano |
Foram utilizados dois grupos: 1 - Palestras tradicionais + Microssimulação + Human Patient Simulation (HPS) 2 - Palestras tradicionais + Microssimulação + HPS, sendo que após uma semana era realizada uma nova sessão de HPS sem o mentor |
Utilizadas palestras e Microssimulação |
2 semanas |
Watson Glaser Critical Thinking Appraisal (WGCTA) |
Não houve diferença estatisticamente significativa para PC global no exame pré-teste e pós-teste para todos os grupos |
Atay and Karabacak (2011)(Turquia) 1515 Atay S, Karabacak U. Care plans using concept maps and their effects on the critical thinking dispositions of nursing students. Int J Nurs Pract [Internet]. 2012 [cited 2015 Aug 18];18(3):233-9. Available from: Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1440-172X.2012.02034.x/epdf
. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
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80 estudantes do primeiro e segundo ano |
Mapa conceitual na elaboração de planos de cuidados de Enfermagem |
Método tradicional, utilizando o formato de colunas |
1 semestre |
CCTDI |
Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os grupos. No grupo experimental a diferença no pré e pós-teste foi estatisticamente significativa (p=0,000) |
Jun et al. (2013) (Coreia do Sul) 2929 Jun WH, Lee EJ, Park HJ, Chang AK, Kim MJ. Use of the 5E learning cycle model combined with Problem-Based Learning for a fundamentals of nursing course. J Nurs Educ. 2013;52(12): 681-9.
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161 estudantes do segundo ano |
Modelo de Aprendizagem 5E combinado com o PBL |
Palestras e discussão em grupos |
5 semanas |
Critical Thinking Disposition Scale for Nursing Students |
Aumento significativo de disposição para o PC (p=0,005) no grupo experimental |
Naber and Wyatt (2014) (EUA) 3030 Naber J, Wyatt TH. The effect of reflective writing interventions on the critical thinking skills and dispositions of baccalaureate nursing students. Nurse Educ Today [Internet]. 2014 [cited 2015 Aug 26];34(1),67-72. Available from: Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691713001251
http://www.sciencedirect.com/science/art...
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70 estudantes do primeiro ano |
Escrita reflexiva com base no Modelo de PC de Richard Paul |
Não houve intervenção, foi utilizado o método tradicional já utilizados na disciplina |
8 semanas |
California Critical Thinking Skills Test (CCTST) e CCTDI |
Não se observou diferenças significativas nos escores de PC medidos pela CCTDI (p=0,690) e pela CCTST (p=0,260) |
Ousley (2012) (EUA) 3131 Ousley TL. The Development of Critical Thinking with Technology in Nursing Education [thesis]. Chicago: Northcentral University; 2012.
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132 estudantes do segundo ano |
Foram utilizados dois grupos: 1 - Palestra (4 horas) + Simulação (8 horas) + 32 horas de prática clínica 2 - Palestra (4 horas) + Estudos de Caso On-line (8 horas) + 32 horas de prática clínica |
Apenas Palestras (12 horas) + 32 horas de prática clínica. |
4 semanas |
CCTST |
Todos os grupos apresentaram mudanças significativas no pré e pós-teste para PC global (p<0,010) |
Wheeler and Collins (2003) (EUA) 1616 Wheeler LA, Collins SKR. The influence of concept mapping on critical thinking in baccalaureate nursing students. J Prof Nurs [Internet]. 2003 [cited 2015 Aug 22];19(6), 339-46. Available from: Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S8755722303001340
. http://www.sciencedirect.com/science/art...
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76 estudantes do segundo ano |
Mapas conceituais |
Método tradicional |
7 semanas e meia |
CCTST |
Não foi encontrada diferença estatística significativa. No grupo experimental foi encontrada diferença significativa entre o pré e pós-teste com relação ao PC global (p=0,020) |
Yuan et al. (2008) (China) 1414 Yuan D, Kunaviktikul W, Klunklin A, Williams BA. Improvement of nursing students' critical thinking skills through problem-based learning in the People's Republic of China: a quasi-experimental study. Nurs Health Sci [Internet]. 2008 [cited 2015 Sept 01];10(1):70-6. Available from: Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1442-2018.2007.00373.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
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46 estudantes do segundo ano |
PBL |
Palestras |
18 semanas |
CCTST |
Houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo PBL e lectures para PC global (p=0,040) após a intervenção |
Morey (2012) (EUA) 3232 Morey DJ. Development and evaluation of web-based animated pedagogical agents for facilitating critical thinking in nursing. Nurs Educ Perspect. 2012;33(2):116-20.
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50 estudantes do último semestre |
Animated Pedagogical Agents (APA). Os estudantes realizavam a partir de uma ferramenta on-line três estudos de caso, que eles recebiam por escrito e que eram narrados pelo APA |
Estudos de caso on-line
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Critical Thinking Process Test (CTPT) |
Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os escores de PC global nos grupos após a intervenção (p=0,561) |
Yu et al. (2013) (China) 3333 Yu D, Zhang Y, Xu Y, Wu J, Wang C. Improvement in critical thinking dispositions of undergraduate nursing students through problem-based learning: a crossover-experimental study. J Nurs Educ. 2013;52(10):574-81.
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76 estudantes do segundo ano |
PBL. Por ser tratar de um estudo experimental crossover , ambos os grupos receberam as intervenções PBL e LBL ( Lecture-based Learning ) em momentos diferentes |
LBL |
Um semestre |
CCTDI-CV (versão chinesa) |
O grupo que aprendeu no primeiro momento com o PBL apresentou aumento estatisticamente significativo de PC global (p=0,032), assim como o outro grupo no segundo momento (p=0,048) |
Chen et al. (2011) (China) 3434 Chen S, Liang T, Lee M, Liao IC. Effects of concept map teaching on students' critical thinking and approach to learning and studying. J Nurs Educ. 2011;50(8):466-9.
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95 estudantes do segundo ano |
Mapa conceitual + Palestras |
Lectures |
15 semanas |
Critical Thinking Scale (CTS) |
Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos |
Brown (2008) (EUA) 3535 Brown SC. The impact of high fidelity simulation and role modeling in the acquisition of critical thinking skills and self-efficacy: an experimental study [thesis]. Colorado: University of Northern; School of Nursing, College of Natural and Health Sciences; 2008.
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67 estudantes do último ano |
Simulação de alta fidelidade com o uso da Human Patient Simulation (HPS) + Debriefing + Role Modeling
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Simulação de alta fidelidade com o uso da Human Patient Simulation (HPS) + Debriefing.
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4 dias |
Professional Judgement Rating Form (PJRF) |
Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos |