Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho em equipe em Unidade Coronariana: facilidades e dificuldades* * Extraído da tese "Aspectos facilitadores e dificultadores do trabalho em equipe em Unidade de Alta Densidade Tecnológica", Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Identificar, junto à equipe multiprofissional, aspectos facilitadores e dificultadores do trabalho em equipe em Unidade Coronariana.

MÉTODO

Estudo descritivo, com dados qualitativos e quantitativos, realizado em Unidade Coronariana/Hospital público. População constituída de profissionais atuantes na Unidade há, pelo menos, um ano. Excluídos os afastados do trabalho e os que não foram não localizados. Para a coleta de informações, utilizou-se da Técnica do Incidente Crítico por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizaram-se da Análise de Conteúdo e Técnica do Incidente Crítico.

RESULTADOS

Participaram 45 profissionais: 29 profissionais de enfermagem; 11 médicos; quatro fisioterapeutas e um psicólogo. Emergiram 49 situações (77,6% com referências negativas); 385 comportamentos (54,2% com referências positivas); e 182 consequências (71,9% com referências negativas). Referências positivas facilitam o trabalho em equipe, e as negativas o dificultam. Relacionamento interprofissional colaborativo/comunicativo foi evidenciado como facilitador; baixa colaboração entre agentes/gerenciamento inadequado como dificultador.

CONCLUSÃO

Apesar de predominarem situações e consequências negativas, ênfase em comportamentos positivos revela esforço dos agentes para vencer obstáculos e realizar trabalho em equipe.

Descritores
Equipe de Assistência ao Paciente; Relações Interprofissionais; Hospitais; Equipe de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br