SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue4Use of a severity indicator as a predictor of the use of hepatic transplantation resourcesElder-friendly emergency services in Brazil: necessary conditions for care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

MORI, Satomi et al. Incidência e fatores relacionados ao delirium em unidade de terapia intensiva. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2016, vol.50, n.4, pp.587-593. ISSN 0080-6234.  https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000500007.

OBJETIVOS

Identificar a incidência de delirium, comparar as características demográficas e clínicas dos pacientes com e sem delirium e verificar os fatores relacionados ao delirium em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

MÉTODO

Coorte prospectiva, cuja amostra foi constituída de pacientes internados em UTI de um hospital universitário. Variáveis demográficas, clínicas e da avaliação com o Confusion Assessment Method for Intensive Care Unit para identificação de delirium foram processadas para análise univariada, e regressão logística para identificar fatores relacionados à ocorrência do delirium.

RESULTADOS

Do total de 149 pacientes da amostra, 69 (46,3%) apresentaram delirium durante a internação na UTI, observando-se que a média da idade, o índice de gravidade e o tempo de permanência nas UTI foram estatisticamente maiores. Os fatores relacionados ao delirium foram: idade, midazolam, morfina e propofol.

CONCLUSÃO

Os resultados mostraram elevada incidência de delirium na UTI e sua ocorrência associada às idades mais avançadas e o uso de sedativos e analgésicos, ressaltando-se a importância da atuação do enfermeiro na prevenção e identificação precoce do quadro nos pacientes com essas características.

Keywords : Delírio; Unidades de Terapia Intensiva; Cuidados de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )