Acessibilidade / Reportar erro

(Des)acolhimento nas interações com os profissionais: experiências de pais de crianças com retinopatia da prematuridade* * Extraído da dissertação “Caminhando apesar dos limites: o cuidado parental à criança com retinopatia da prematuridade”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Analisar a influência do acolhimento do profissional de saúde no cuidado parental junto ao filho com retinopatia da prematuridade

MÉTODO

Estudo qualitativo desenvolvido sob o referencial teórico do Interacionismo Simbólico e metodológico da pesquisa de narrativas. Foram entrevistados em profundidade e individualmente seis mulheres e três homens, pais de crianças com retinopatia da prematuridade.

RESULTADOS

Os pais vivenciam, nos âmbitos informacional, emocional e de direitos, acolhimento com alguns profissionais e destrato com outros. A predominância da postura de desacolhimento nas narrativas parentais deu origem aos temas de análise: (Des)acolhimento informacional, (Des)acolhimento emocional, e (Des)acolhimento de direitos.

CONCLUSÃO

O estudo oferece subsídios ao cuidado humano e integral em saúde no contexto da retinopatia da prematuridade ao apontar o processo interativo com os profissionais de saúde enquanto potencial estressor do cuidado parental. Os resultados sinalizam núcleos de mudanças atitudinais e reforçam desafios à abordagem centrada na criança e família.

Descritores
Retinopatia da Prematuridade; Pais; Relações Profissional-Família; Enfermagem Neonatal; Acolhimento

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br