Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados: estudo longitudinal

Resumo

OBJETIVO

Identificar os diagnósticos de enfermagem fadiga, intolerância à atividade e débito cardíaco diminuído em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados e verificar a associação entre as características definidoras e os diagnósticos de enfermagem.

MÉTODO

Estudo longitudinal e prospectivo que acompanhou pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados por três semanas. Os dados coletados por entrevista e exame físico foram encaminhados a enfermeiros peritos para inferência diagnóstica. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial.

RESULTADOS

Dos 72 pacientes, 68,0% eram do sexo masculino e apresentaram o diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído (62,5%) na primeira semana, reduzindo para 52,8% e 38% na segunda e terceira semana, respectivamente. Fadiga apareceu somente em um paciente. Intolerância à atividade foi o diagnóstico que teve maior discordância entre os peritos. Débito cardíaco diminuído foi associado às características definidoras dispneia, edema, distensão da veia jugular e fração de ejeção diminuída nas três semanas de avaliação.

CONCLUSÃO

Débito cardíaco diminuído esteve mais prevalente em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados, sendo as características definidoras associadas determinantes para este diagnóstico de enfermagem.

Descritores
Diagnóstico de Enfermagem; Insuficiência Cardíaca; Hospitalização; Processos de Enfermagem; Estudos Longitudinais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br