Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória* * Extraído da dissertação "Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória", Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) visando à capacitação de trabalhadores da equipe de enfermagem e condutores de veículo de emergência em Suporte Básico de Vida (SBV) no atendimento à Parada Cardiorrespiratória, e avaliar a qualidade do seu conteúdo junto a especialistas na área de Urgência e Emergência.

MÉTODO

Pesquisa aplicada, de produção tecnológica. A metodologia utilizada foi baseada no Modelo de Design Instrucional (ADDIE), que estrutura o planejamento de ensino-aprendizagem em estágios distintos (analysis, design, development, implementation and evaluation). O AVA foi composto por textos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica, links, vídeo construído a partir de um cenário de simulação em laboratório e questões para avaliar a fixação do conteúdo, organizados em módulos.

RESULTADOS

Após a sua construção, foi avaliado como adequado para satisfazer às necessidades do público-alvo, por oito juízes especialistas, sendo disponibilizado para acesso eletrônico.

CONCLUSÃO

O AVA tem potencial como ferramenta para formação e capacitação em SBV porser facilmente integrado a outras abordagens pedagógicas e estratégias com metodologias ativas.

Descritores
Tecnologia da Informação; Educação Continuada; Parada Cardíaca; Ressuscitação Cardiopulmonar; Enfermagem em Emergência

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br