SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51Força muscular perineal e incontinência urinária e anal em mulheres após o parto: estudo transversalConstrução de um roteiro teórico-prático para simulação clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

VITORINO, Luciano Magalhães et al. Medo de cair em idosos residentes no domicílio: fatores associados. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2017, vol.51, e03215.  Epub 10-Abr-2017. ISSN 1980-220X.  https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016223703215.

OBJETIVO

Identificar os fatores associados ao medo de cair em idosos residentes no domicílio.

MÉTODOS

Estudo transversal com amostragem probabilística de idosos cadastrados em duas Estratégias Saúde da Família (ESF). O medo de cair foi avaliado pela versão brasileira da escala Falls Efficacy Scale International e por um inquérito domiciliar que continha as variáveis explicativas.A Regressão Linear Múltipla por meio da técnica stepwise selectione osModelos Lineares Generalizados foram utilizados nas análises estatísticas.

RESULTADOS

Participaram da pesquisa170 idosos, 85 de cada ESF. A maioria (57,1%) tinha entre 60 e 69 anos de idade; 67,6% eram do sexo feminino; 46,1% tiveram queda no último ano. A maioria dos idosos (66,5%) tinha elevado medo de cair. No modelo final de regressão multivariada, identificou-se que maior número de quedas anteriores, sexo feminino, idade mais avançada, e pior autoavaliação de saúde explicaram 37% do medo de cair entre os idosos.

CONCLUSÃO

Os achados reforçam a necessidade da avaliação do medo de cair entre os idosos que residem no próprio domicílio, assim como o desenvolvimento e a utilização de estratégias pelos profissionais voltadas para os fatores modificáveis,de modo a reduzir as quedas e melhorar o estado de saúde, o que pode contribuir para a diminuição do medo de cair entre os idosos.

Palavras-chave : Idoso; Acidentes por Quedas;Medo; Enfermagem Geriátrica; Estratégia Saúde da Família; Estudos Transversais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )