SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51Medo de cair em idosos residentes no domicílio: fatores associadosA equipe da Unidade de Terapia Intensiva frente ao cuidado paliativo: discurso do sujeito coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

FABRI, Renata Paula et al. Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2017, vol.51, e03218.  Epub 10-Abr-2017. ISSN 1980-220X.  https://doi.org/10.1590/s1980-220x2016265103218.

OBJETIVO

Construir, com base na opinião de peritos, roteiro teórico-prático para uso em atividade clínica simulada.

MÉTODO

Trata-se de um estudo qualitativo por meio de análise de conteúdo de entrevistas de peritos no assunto para construção do roteiro proposto. Seguido os preceitos éticos, entre os 24 peritos convidados pertencentes a instituições de ensino do Brasil e do exterior. Os peritos responderam a questões sobre a caracterização dos seus atributos de estudo e descreveram os itens imprescindíveis à construção de um cenário simulado. Diante das respostas obtidas, os dados foram analisados em relação ao seu conteúdo e organizados em unidades e subunidades de significância.

RESULTADOS

Participaram 12 especialistas. Os itens mencionados para construção do roteiro originaram sete unidades de significância. As unidades e suas subunidades de significância foram ainda reunidas em três fases dos componentes principais do cenário simulado: prévios, preparo e finais.

CONCLUSÃO

Este estudo permite um ensino inovador, estimulante e possibilita a facilidade ao professor, quanto à utilização do recurso de simulação, como processo de aprendizagem de maneira eficiente e objetiva, sendo um norteador aos docentes e pesquisadores na área de simulação clínica.

Palavras-chave : Simulação; Educação em Enfermagem; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )