Acessibilidade / Reportar erro

Doença crônica na infância e adolescência: continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde * * Extraído da dissertação “Longitudinalidade e continuidade do cuidado à criança/adolescente com doença crônica e sua família nos serviços de saúde”, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Analisar a continuidade do cuidado à criança/adolescente com doença crônica na rede de atenção à saúde.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa realizada entre fevereiro e outubro de 2013 com 12 familiares, seis gestores e 14 profissionais de saúde de diferentes serviços da rede de saúde de um município da Paraíba através das técnicas de grupo focal, entrevista semiestruturada e consulta a prontuários. A triangulação dos dados e a análise temática subsidiaram a interpretação dos dados.

RESULTADOS

Foram construídas duas categorias: "Gestão da atenção à saúde" e "(Des)continuidade do cuidado". Constataram-se lacunas como a ausência de cadastro para favorecer o acompanhamento e nortear o planejamento de ações; atendimento pontual e desarticulado entre os serviços com fragilidade no fluxo de informações, que obstaculizam o seguimento ao longo do tempo.

CONCLUSÃO

A continuidade do cuidado na rede de atenção à saúde está fragilizada e há necessidade do desenvolvimento de estratégias que a favoreçam.

Descritores
Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Doença Crônica; Continuidade da Assistência ao Paciente; Atenção à Saúde; Enfermagem Pediátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br