Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência da equipe de saúde no cuidado a pessoas com transtornos mentais em um hospital psiquiátrico

Resumo

OBJETIVO

Avaliar e compreender o processo de resiliência da equipe de saúde no cuidado a pessoas com transtornos mentais em um hospital psiquiátrico.

MÉTODO

Estudo de método misto com triangulação concomitante de dados de um estudo transversal, com profissionais de saúde, e uma Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados quantitativos foram coletados a partir da Escala de Resiliência e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e analisados mediante codificação inicial e focalizada.

Resultados:

Participaram da pesquisa 40 profissionais de saúde. Na escala de resiliência, a média das respostas dos participantes foi 99,80±12,86 pontos, o mínimo foi de 35 e o máximo de 114 pontos. Nos dados qualitativos, destacaram-se o empenho dos profissionais para o desenvolvimento de competências para o cuidado de pessoas com transtornos mentais, a valorização do trabalho em equipe e o impacto positivo no trabalho para a ressignificação do sentido da vida. Conclusão: O entendimento desse processo de resiliência possibilita o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores que atuam em hospitais psiquiátricos.

Descritores
Resiliência Psicológica; Equipe de Assistência ao Paciente; Enfermagem Psiquiátrica; Pessoal de Saúde; Saúde Mental

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br