Acessibilidade / Reportar erro

Crianças com diabetes mellitus tipo 1: acesso aos imunobiológicos especiais e à puericultura * * Extraído da tese: “Os cuidados primários à saúde da criança com diabetes mellitus tipo 1 em serviços públicos de saúde: percepção de mães e cuidadores”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014.

Resumo

OBJETIVOS

Identificar a utilização da puericultura, a situação vacinal e os motivos da não vacinação, e caracterizar se as mães/responsáveis apresentavam noções sobre o direito às vacinas especiais de crianças com diabetes mellitus tipo 1.

MÉTODO

Estudo descritivo, transversal, com análise de dados quantitativos, a partir de entrevistas com mães/responsáveis, particularmente quanto ao acesso à puericultura e à vacinação contra influenza e pneumocócica 23-valente.

RESULTADOS

Participaram da pesquisa 47 mães/responsáveis. Os participantes afirmam que utilizam mais os serviços especializados para acompanhamento da saúde da criança, poucos utilizam a puericultura com regularidade na atenção básica à saúde. Há esquemas vacinais incompletos, reforços anuais atrasados, ausência do cartão de vacinação nos atendimentos, desinformação sobre o caráter especial da vacinação, bem como a ênfase na necessidade de apresentar formulário específico para obter a vacinação. Há descontinuidade das ações de saúde e oportunidades perdidas em vacinação.

CONCLUSÃO

Fragilidades das ações de puericultura e de vacinação requerem incremento da atenção primária à saúde e do cuidado em rede, apoiado em conhecimentos e no direito à saúde para expandir a prática avançada em evidências, o acesso e a integralidade.

Descritores
Criança; Diabetes Mellitus; Vacinação; Cuidado da Criança; Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde.

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br