Acessibilidade / Reportar erro

As redes sociais nos processos de trabalho em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Resumo

OBJETIVO

Identificar e analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a utilização de redes sociais nos processos de trabalho em enfermagem.

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura realizada em janeiro de 2016, nas bases de dados PubMed, CINAHL, EMBASE e LILACS, com os descritores social media, social networking, nursing, enfermagem, redes sociais, mídias sociais e a palavra-chave nursing practice, sem restrição de ano.

RESULTADOS

A amostra foi composta por 27 artigos, os quais foram publicados entre 2011 e 2016, todos internacionais. As redes sociais utilizadas foram o Facebook (66,5%), o Twitter (30%) e o WhatsApp (3,5%). Em 70,5% dos estudos as redes sociais foram utilizadas para fins de pesquisa, em 18,5% como ferramenta para auxiliar estudantes nas atividades acadêmicas, e em 11% para a realização de intervenções via internet.

CONCLUSÃO

Em seus processos de trabalho, os enfermeiros têm utilizado as redes sociais Facebook, Twitter e WhatsApp para pesquisar, ensinar e assistir. Os artigos evidenciam diversos benefícios sobre o uso de tais ferramentas na profissão de enfermagem, entretanto, as considerações éticas a respeito da utilização das redes sociais merecem maior discussão.

Descritores
Enfermagem; Rede Social; Informática em Enfermagem; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br