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Tecnologia para realização do autoexame ocular: comparação entre cartilha impressa e virtual* * Extraído da tese: “Tecnologia para o autoexame ocular: estudo comparativo sobre uso da cartilha impressa versus virtual”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, 2014.

Tecnología para la realización del autoexamen ocular: comparación entre cartilla impresa y virtual

RESUMO

Objetivo:

Comparar os resultados do autoexame ocular realizado com auxílio das versões impressa e virtual de cartilha educativa.

Método:

Estudo quase-experimental realizado em escola estadual de capital do nordeste brasileiro, com 100 estudantes divididos igualmente em grupo controle e intervenção, mediante pareamento quanto à idade, ao sexo, à escolaridade e à situação econômica. Foram aplicados Testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher, com nível significância de 5%.

Resultados:

Os resultados do autoexame obtidos pelas cartilhas virtual e impressa foram estatisticamente semelhantes, exceto no item Alterações do reflexo pupilar, no qual a cartilha virtual foi mais eficaz para sua identificação (p=0,049).

Conclusão:

As versões impressa e virtual da cartilha educativa ocular possuem eficácia semelhante para a realização do autoexame ocular.

DESCRITORES
Saúde Ocular; Autoexame; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Saúde Escolar

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