Acessibilidade / Reportar erro

Ações e interações na prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde* * Extraído da dissertação: “Significando a prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde”, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

Acciones e interacciones en la práctica del enfermero en la Atención Primaria de Salud

RESUMO

Objetivo:

Compreender as ações e interações suscitadas no desenvolvimento da prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde.

Método:

Pesquisa qualitativa ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados entre abril e outubro de 2016, com enfermeiros divididos em dois grupos amostrais.

Resultados:

Participaram da pesquisa 18 enfermeiros. A categoria “Reconhecendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem como elemento essencial na prática clínica do enfermeiro” sustenta o componente “ações-interações” e é composta por duas subcategorias: “Efetuando a prática clínica nas consultas de enfermagem”, que apresenta os desafios encontrados para a realização da prática clínica, e “Evidenciando instrumentos gerenciais para a prática clínica baseada em evidência”, que opera por meio de estratégias em reposta ao fenômeno do estudo.

Conclusão:

As ações desenvolvidas na prática clínica do enfermeiro destacam-se pela sistematização da assistência nas consultas de enfermagem, momento de interação direta com o indivíduo, contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado prestado.

DESCRITORES
Enfermagem de Atenção Primária; Prática Clínica Baseada em Evidências; Integralidade em Saúde; Processo de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br