Acessibilidade / Reportar erro

Ações de advocacia em saúde e empoderamento do usuário por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família* * Extraído da dissertação: “Advocacia em saúde e o empoderamento do usuário por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família”, Universidade Federal de Rio Grande, 2015.

Acciones de derecho sanitario y empoderamiento del usuario por enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia

RESUMO

Objetivo

Conhecer as ações de advocacia em saúde e o empoderamento dos usuários desenvolvidos por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família no Brasil.

Método

Estudo qualitativo, realizado com enfermeiros que trabalham na Estratégia Saúde da Família em uma cidade no Sul do Brasil. Os participantes foram selecionados por amostragem não probabilística, do tipo bola de neve. Para a coleta de dados, utilizou-se de um guia de entrevista semiestruturado, gravado, transcrito e analisado mediante análise textual discursiva.

Resultados

Participaram do estudo 15 enfermeiros. Emergiram três categorias: participação dos usuários; ambientes em saúde; ações de advocacia em saúde relacionadas à equipe multiprofissional.

Conclusão

O convívio mais próximo que a Estratégia Saúde da Família possibilita entre equipe multiprofissional usuários e comunidade, fomenta as práticas de advocacia em saúde e o empoderamento favorece a autonomia dos usuários nos cuidados em saúde, estimulando uma vida mais saudável e capacita-os para intervir nas decisões de saúde da comunidade local.

Advocacia em Saúde; Enfermagem de Atenção Primária; Direitos do Paciente; Equipe de Assistência ao Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br