Acessibilidade / Reportar erro

Estudos experimentais no período gestacional: panorama da produção científica* * Extraído da disciplina “Pesquisa Clínica”, Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 2017.

Estudios experimentales en el período gestacional: panorama de la producción científica

RESUMO

Objetivo

Descrever o panorama atual da produção de estudos experimentais relacionados ao período gestacional.

Método

Estudo bibliométrico, descritivo, de abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi realizada no International Clinical Trials Registry Platform, durante o mês de outubro de 2016. Após leitura dos resumos e sistematização do material, realizou-se análise estatística descritiva.

Resultados

A amostra foi composta por 33 estudos registrados no período de 2007 a 2016. A Região Sudeste concentra 48,5% dos experimentos. Dos assuntos abordados, 33,1% do total referem-se a atividades físicas durante a gravidez e a exercícios perineais para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.

Conclusão

A pesquisa possibilitou conhecer o panorama dos estudos experimentais com foco no período gestacional, servindo de suporte e incentivo para realização de mais estudos com alto nível de evidência, que tragam impacto à assistência prestada a esse público.

Enfermagem Obstétrica; Gravidez; Ensaio Clínico; Bibliometria

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br