SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52Notificação de incidentes: barreiras e estratégias para promover a cultura de segurançaConhecimento e práticas dos provedores de cuidados primários sobre o câncer de pele e o autoexame da pele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

SOUZA, Marli Aparecida Rocha de et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2018, vol.52, e03353.  Epub 04-Out-2018. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353.

Objetivo

Descrever o uso do software IRAMUTEQ na análise de dados qualitativos.

Método

Descrição da utilização de um software como ferramenta de apoio ao processamento de dados na pesquisa qualitativa, realizada em 2015. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, nas quais foi aplicado um roteiro semiestruturado.

Resultados

Participaram da pesquisa 21 acompanhantes. As cinco classes resultantes do processamento de dados pelo software permitiram a análise e a interpretação da atuação da enfermagem junto à parturiente como participante ativa no processo de trabalho de parto e parto, e do papel do acompanhante nesse período.

Conclusão

O uso do software IRAMUTEQ como ferramenta no processamento de dados qualitativos, por meio da Classificação Hierárquica Descendente, da qual emergiram as classes e a ligação entre elas, permitiu a análise dos dados com segurança e credibilidade. Faz-se necessário explorar com maior profundidade as demais possibilidades de uso desta ferramenta.

Palavras-chave : Software; Pesquisa em Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem Obstétrica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )