Estrutura
|
Estrutura física e materiais necessários
|
|
Espaço físico
|
|
|
|
Sala para consulta |
Pelo menos uma sala para o enfermeiro da Equipe de Saúde da Família realizar a consulta de puericultura |
4,4 |
4,4 pontos = se sala para consulta 0 pontos = se nenhuma sala para consulta |
Espaço físico para as atividades educativas |
Pelo menos um espaço físico destinado para atividades educativas na Unidade de Saúde |
4,4 |
4,4 pontos = se sala para atividades educativas 0 pontos = se nenhuma sala para atividades educativas |
Materiais necessários
|
|
|
|
Mesa |
Existência de mesa para auxiliar no registro das consultas de puericultura e atividades educativas |
4,4 |
4,4 pontos = se uma mesa 0 pontos = se nenhuma mesa |
Cadeiras |
Existência de cadeiras para acomodação dos profissionais, pacientes e acompanhantes. |
4,4 |
4,4 pontos = se duas ou mais cadeiras 0 pontos = se nenhuma cadeira |
Cama/maca/mesa de exames |
Existência de cama, maca ou mesa de exames para execução da avaliação dos marcos do desenvolvimento |
4,4 |
4,4 pontos = se uma cama ou maca 0 pontos = se nenhuma cama ou maca |
Instrumentos utilizados para emissão do som |
Existência de instrumentos de percussão (chocalho, sino, etc.) utilizados para a avaliação dos marcos do desenvolvimento da audição e linguagem |
4,4 |
4,4 pontos = se instrumento de percussão 0 pontos = se nenhum instrumento de percussão |
Caderneta de saúde da criança |
Existência de caderneta de saúde da criança disponível no serviço de saúde para aplicação do instrumento de vigilância do desenvolvimento |
4,4 |
4,4 pontos = se presença da caderneta; 0 pontos = se nenhuma caderneta; |
Ficha de registro/ prontuário da criança / caderneta de saúde da criança com os marcos do desenvolvimento |
Existência de ficha de registro/prontuário/caderneta de saúde da criança com a avaliação dos marcos do desenvolvimento, incluindo os da audição e linguagem |
4,4 |
4,4 pontos = se ficha de registro/caderneta/prontuário da criança 0 pontos = se nenhuma ficha de registro/caderneta/prontuário da criança |
Materiais informativos |
Existência de materiais informativos para as atividades educativas sobre o desenvolvimento infantil, incluindo os da audição e linguagem, direcionados para a comunidade e equipe de saúde (fôlderes, cartilhas, folhetos) |
4,4 |
4,4 pontos = se material informativo 0 pontos = se nenhum material informativo |
Processo
|
Adequação técnico científica
|
Manejo dos indicadores de risco para perda auditiva
|
Identificação dos indicadores de risco |
Identificação pelo enfermeiro de pelo menos dois indicadores de risco para perda auditiva relatados na caderneta de saúde da criança |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever pelo menos dois indicadores de risco 0 pontos = se não descrever pelo menos dois indicadores de risco |
Associação dos indicadores de risco com os marcos do desenvolvimento |
Verificação da associação da para perda auditiva com os marcos do desenvolvimento infantil na prática profissional |
3,1 |
3,1 pontos = se responder “sim” 0 pontos = se responder “não” |
Acompanhamento dos marcos do desenvolvimento auditivo e conduta
|
Registro na ficha/prontuário/caderneta de saúde da criança dos marcos do desenvolvimento auditivo |
Identificação de pelo menos ficha, prontuário ou caderneta de saúde da criança com o registro dos marcos do desenvolvimento auditivo |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever algum dos critérios 0 pontos = se não descrever nenhum dos critérios |
Utilização de instrumentos e/ou estratégias para emissão do som |
Verificação da utilização de instrumentos de percussão (chocalho, sino, etc.) e/ou estratégias (bater palmas, estralar os dedos, etc.) para a avaliação dos marcos do desenvolvimento auditivo |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever um dos critérios 0 pontos = se não descrever nenhum dos critérios |
Marcos do desenvolvimento auditivo diretos
|
Identificação nos itens descritos de pelo menos três dos marcos do desenvolvimento relacionados com a audição |
3,1 |
3,1 pontos = se acertar os três itens do critério 0 pontos = se não acertar os três itens do critério |
Reação ao som quando estimulada |
Sorriso social quando estimulada |
Resposta ativa ao contato social |
Localização do som quando estimulada |
Reconhecimento de duas ações apontando para as figuras quando interrogada |
Marcos do desenvolvimento auditivo indiretos
|
Identificação nos itens descritos de pelo menos quatro dos marcos do desenvolvimento ligados indiretamente com a audição |
3,1 |
3,1 pontos = se acertar os quatro itens do critério 0 pontos = se não acertar os quatro itens do critério |
Emissão de sons |
Duplicação de sílabas |
Produção de “jargão” e/ou conversação incompreensível |
Vocalização de uma palavra |
Vocalização de três palavras |
Compreensão de frases com duas palavras |
Processo
|
Adequação técnico- científica
|
Acompanhamento dos marcos do desenvolvimento auditivo e conduta
|
Início da Avaliação auditiva |
Identificação do momento mais favorável para avaliação auditiva inicial (TAN) da perda auditiva com profissional habilitado |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever o critério 0 pontos = se não descrever nenhum critério |
Triagem Auditiva Neonatal (TAN) |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever o critério 0 pontos = se não descrever nenhum critério |
Diagnóstico da perda auditiva |
Identificação do momento mais favorável para o diagnóstico e a intervenção/reabilitação da perda auditiva com profissional habilitado |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever o critério 0 pontos = se não descrever nenhum critério |
Intervenção/reabilitação da perda auditiva |
3,1 |
3,1 pontos = se descrever o critério 0 pontos = se não descrever nenhum critério |
Resolução do caso 1 |
Pelo menos avaliar corretamente dois casos relacionados com a possibilidade de perda auditiva e os marcos do desenvolvimento infantil da audição |
20 |
20 pontos = se acertar todas as afirmativas dos casos 5,0 pontos = se acertar a(s) afirmativa(s) correta(s) de cada caso 0 pontos = se não acertar nenhuma das afirmativas |
Resolução do caso 2 |
Resolução do caso 3 |
Resolução do caso 4 |
Práticas educativas
|
Realização de atividades educativas em saúde auditiva infantil para a comunidade |
Realização de pelo menos uma atividade educativa em saúde auditiva infantil para a comunidade no último ano |
3,1 |
3,1 pontos = se responder “sim” 0 pontos = se responder “não” |
|
Formação profissional
|
-
|
Realização de disciplinas com conteúdo relacionado com a saúde auditiva infantil |
Participação em pelo menos uma disciplina com conteúdo relacionado à saúde auditiva infantil |
3,1 |
3,1 pontos = se responder “sim” 0 pontos = se responder “não” |
Participação em cursos e/ou treinamentos na atenção à saúde auditiva infantil |
Participação em pelo menos um curso e/ou treinamento direcionado à atenção à saúde auditiva infantil |
3,1 |
3,1 pontos = se responder “sim” 0 pontos = se responder “não” |