Acessibilidade / Reportar erro

Instrumento para avaliação de serviço em saúde auditiva infantil: construção e validade * * Extraído da dissertação: “Práticas dos enfermeiros na atenção à saúde auditiva infantil”, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

Instrumento para evaluación de servicio en salud auditiva infantil: construcción y validez

RESUMO

Objetivo

Validar uma matriz de indicadores para avaliação de estrutura e processo em serviços de saúde auditiva infantil.

Método

Estudo de validação semântica de conteúdo com especialistas da área de Enfermagem e Fonoaudiologia. O instrumento continha 20 indicadores com pontuações a serem analisadas pelos especialistas. A condição para a adequação da validade de cada indicador e pontuação foi o Índice de Validação de Conteúdo por Item (I-IVC) de 0,80 e o IVC por nível de Escala (S-IVC) de 0,80.

Resultados

Participaram da pesquisa 22 especialistas. 59% eram enfermeiros e 41% fonoaudiólogos, sendo 32% especialistas, 45% mestres, 18% doutores e 5% pós-doutores. As médias dos I-IVC e S-IVC dos indicadores avaliados como adequados foi de 0,96, e nas pontuações sugeridas o I-IVC foi de 0,80 e o S-IVC de 0,82.

Conclusão

A matriz de indicadores foi considerada válida para avaliação de serviço de saúde auditiva infantil.

Saúde da Criança; Perda Auditiva; Enfermagem de Atenção Primária; Avaliação em Saúde; Estudos de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br