Acessibilidade / Reportar erro

Necessidade de cuidados paliativos em pacientes com insuficiência cardíaca avançada internados em um hospital terciário

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a necessidade de Cuidados Paliativos em pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva Avançada internados em uma enfermaria cardiológica.

Método:

Estudo transversal com a aplicação da Escala Necessidades Paliativas da Organização Mundial da Saúde ao médico-assistente e ao paciente e/ou responsável, para avaliar a indicação de Cuidados Paliativos em pacientes com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca classes III/IV ou fração de ejeção menor ou igual a 40% em ecocardiografia dos últimos 12 meses.

Resultados:

Foram incluídos 82 pacientes. A média de idade de 68 ± 20. Cinquenta e um pacientes do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Quarenta e três pacientes (52,4%) eram casados ou estavam em união consensual, e 10 (12%) moravam sozinhos. O óbito de 46 pacientes (56,1%) nos 12 meses subsequentes não surpreenderia o seu médico, e 45 pacientes (55%) tiveram indicação de cuidados paliativos.

Conclusão:

Cerca da metade dos pacientes que foram internados por Insuficiência Cardíaca classe III-IV teria indicação de Cuidados Paliativos para o alívio do sofrimento provocado pela doença.

DESCRITORES:
Insuficiência Cardíaca; Cuidados Paliativos; Prognóstico; Assistência ao Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br