Acessibilidade / Reportar erro

Núcleo Ampliado de Saúde da Família: o sofrimento na perspectiva da psicodinâmica do trabalho* * Extraído da tese: “O cotidiano de trabalho no NASF: percepções de sofrimento e prazer na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho”, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, Escola de Enfermagem de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2015.

RESUMO

Objetivo:

Analisar o processo de trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e identificar as repercussões na qualidade de vida no trabalho dos profissionais.

Método:

Estudo de caso descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa realizado com trabalhadores de Núcleos Ampliados de Saúde da Família. O material empírico resultante foi submetido à técnica de análise de conteúdo e analisado à luz do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho.

Resultados:

Participaram dos grupos focais 20 trabalhadores. Neste estudo discute-se a categoria dejouriana sofrimento, que deriva das relações interpessoais e do trabalho em equipe, da sensação de não pertencimento, da falta de infraestrutura para o trabalho, da violência e da vulnerabilidade presentes no território.

Conclusão:

A grupalidade e a integração colaborativa entre os trabalhadores podem ser estratégias para minimizar o sofrimento no trabalho no contexto da Estratégia de Saúde da Família.

DESCRITORES:
Estratégia Saúde da Família; Pessoal de Saúde; Trabalho; Relações Interpessoais; Estresse Psicológico; Saúde do Trabalhador

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br