Acessibilidade / Reportar erro

Fatores relacionados à rotatividade externa voluntária de profissionais de enfermagem* * Extraído da dissertação “Rotatividade dos profissionais de enfermagem de um hospital universitário público”, Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, 2014.

RESUMO

Objetivo:

Analisar os fatores relacionados à rotatividade dos profissionais de enfermagem de um hospital universitário público.

Método:

Estudo de caráter descritivo, exploratório, retrospectivo, com análise quantitativa, realizado com trabalhadores de um hospital universitário público. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados próprio do serviço, aplicado no momento do processo de demissão voluntária do profissional.

Resultado:

Participaram do estudo 223 profissionais de enfermagem. Os fatores que predispuseram à rotatividade por demissão voluntária foram o vínculo trabalhista, a idade e a associação de ambos. A maioria dos profissionais era adulto jovem, na fase de alta produtividade, que favorece a disposição para a busca de desafios no mercado de trabalho e melhorias profissionais.

Conclusão:

A rotatividade é multifatorial e influenciada pelos aspectos econômicos, sociais e políticos. Minimizar as desigualdades nas condições de trabalho que geram insatisfação, como vínculos de trabalho diferentes para profissionais que exercem a mesma função e realizam as mesmas atividades, é fundamental para o decréscimo da rotatividade.

DESCRITORES:
Enfermagem; Reorganização de Recursos Humanos; Satisfação no Emprego; Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital; Gestão em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br