Acessibilidade / Reportar erro

Formação e avaliação da competência profissional em enfermagem pediátrica: perspectiva de docentes universitários* * Extraído da dissertação: “Formação e avaliação de competência profissional em enfermagem pediátrica: perspectivas de docentes universitários”, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a formação e a avaliação de competência profissional para atuar na área de enfermagem pediátrica, a partir das concepções e experiências de docentes universitários.

Método:

Estudo de cunho qualitativo, realizado com docentes de enfermagem pediátrica de seis cursos de graduação públicos do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados pelo método de Análise de Conteúdo.

Resultados:

Participaram 16 docentes. Emergiram cinco principais temas: definição de competência, atributos para atuar com crianças, avanços na formação de competência profissional, desafios para viabilizar a formação de competência pediátrica e métodos e instrumentos para a avaliação da aquisição de competência para atuar na área de enfermagem pediátrica.

Conclusão:

Os achados deste estudo apontam a importância da abordagem equilibrada das dimensões cognitivas, psicomotoras e afetivas na formação e avaliação da competência profissional em enfermagem pediátrica, como também a ampliação da valorização curricular desta área de conhecimento e prática.

DESCRITORES:
Enfermagem Pediátrica; Educação em Enfermagem; Educação Baseada em Competências; Avaliação Educacional

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br