Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes Sociais de uma comunidade quilombola e a interface com a Promoção da Saúde

RESUMO

Objetivo:

Compreender a relação dos determinantes sociais na Promoção da Saúde de mulheres quilombolas.

Método:

Pesquisa participativa, desenvolvida por meio do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que compreende três etapas: investigação temática, codificação e descodificação e desvelamento crítico. Essas etapas foram desenvolvidas nos Círculos de Cultura, de abril a junho de 2016. Foram investigados 20 temas geradores, codificados e descodificados em oito, desvelando a temática mulher e a relação com os Determinantes Sociais.

Resultados:

Participaram 10 mulheres de uma comunidade quilombola catarinense. Compreenderam-se a Promoção da Saúde desta população e sua interface com os Determinantes Sociais. A saúde, religiosidade, questões raciais, redes sociais e comunitárias emergiram como potencializadoras do empoderamento e fortalecimento comunitário.

Conclusão:

Percebe-se a acentuada correlação das questões raciais e a fragilidade junto à assistência, à educação e à informação em saúde e, principalmente, o distanciamento de comunidades vulneráveis de uma saúde íntegra e equânime, destacando-se a necessidade eminente de fortalecer estratégias de Promoção da Saúde.

DESCRITORES:
Determinantes Sociais da Saúde; Promoção da Saúde; Mulheres; Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Autonomia Pessoal; Enfermagem em Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br