Acessibilidade / Reportar erro

A continuidade do cuidado de enfermagem hospitalar para a Atenção Primaria à Saúde na Espanha* * *Extraído do Projeto de Pesquisa: “Estratégias de integração em rede: contribuições do enfermeiro”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná.

RESUMO

Objetivo:

Conhecer o perfil e as atividades realizadas pela Enfermeira Hospitalar de Enlace para a continuidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde na Espanha.

Método:

Pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, desenvolvida em cinco Hospitais Universitários em Madri e três em Barcelona, com Enfermeiras Hospitalares de Enlace que atuam nos Hospitais em Madri (oito) e Barcelona (11). Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática.

Resultados:

Participaram 19 Enfermeiras Hospitalares de Enlace. A faixa etária variou de 26 a 64 anos, a maioria era mulheres (94,73%) com experiência entre 21 e 30 anos (52,63%), trabalhando nesta função entre 6 meses e 26 anos. Antes da alta hospitalar, a Enfermeira é solicitada a realizar a avaliação clínica do paciente e contato com o Enfermeiro da área de origem do paciente por telefone ou e-mail. É necessário ter capacidade como educador, trabalhar em equipe e motivação.

Conclusão:

Na Espanha, a Enfermeira realiza a continuidade de cuidado para a Atenção Primária à Saúde, cujas atividades englobam disponibilidade de recursos e experiência no manejo do cuidado de pacientes complexos e sua família.

DESCRITORES:
Cuidado Transicional; Alta do Paciente; Continuidade da Assistência ao Paciente; Enfermagem em Saúde Comunitária; Enfermagem Domiciliar; Integralidade em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br