Acessibilidade / Reportar erro

Representações e práticas de cuidado de profissionais de saúde às pessoas com HIV * * Extraído da dissertação: “Práticas profissionais de cuidado em saúde direcionadas às pessoas que vivem com HIV/Aids: um estudo de representações sociais”. Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba, 2015.

Representaciones y prácticas de cuidado de profesionales sanitarios a las personas con VIH

RESUMO

Objetivo

Analisar as representações sociais de profissionais de saúde acerca do cuidado de pessoas vivendo com HIV.

Método

Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, à luz da Teoria das Representações Sociais, realizado com profissionais de saúde. Utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, a qual foi analisada por meio da técnica de análise de conteúdo lexical.

Resultados

Participaram 46 profissionais Os resultados analisados revelam que as representações e as práticas de cuidado referidas pelos profissionais de saúde são de ordem técnica, relacional e organizacional, assegurando o sigilo do diagnóstico e preocupando-se em desenvolver ações de acolhimento, fornecer orientações, esclarecimentos e apoio emocional e psicológico, além de se basear no sigilo, na prática assistencial de natureza multiprofissional e no enfrentamento das dificuldades estruturais.

Conclusão

É importante estimular o cuidado multiprofissional às pessoas que vivem com HIV, de forma que os profissionais se engajem, desenvolvam pensamento crítico e sejam capazes de atuar na melhoria dos serviços.

HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Enfermagem em Saúde Pública; Prática Profissional; Assistência Integral à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br