Acessibilidade / Reportar erro

Sexualidade de idosos: conhecimento/atitude de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Sexualidad de las personas mayores: conocimiento/actitud de enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia

RESUMO

Objetivo

Avaliar o conhecimento e a atitude dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre sexualidade na velhice.

Método

Estudo transversal, exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de Sobral-CE. Utilizou-se de questionário sociodemográfico e profissional e da Aging Sexual Knowledge And Attitudes Scale , versão brasileira. Os dados foram processados no GraphPad Prism 5®, e estabelecido nível de significância p<0,05.

Resultados

Participaram 56 enfermeiros, a maioria do sexo feminino, jovens adultas, que se autodeclaram saber orientar sobre sexualidade. A média dos escores do conhecimento foi de 29,95 (DP=2,21), em uma variação de 20 a 60; já para a atitude, a média foi de 27,14 (DP=2,19) na escala, que varia de oito a 40. Os participantes que declararam receber educação permanente em saúde e realizar educação em saúde sobre sexualidade detêm um conhecimento significativamente favorável, mas não foi encontrada atitude significante.

Conclusão

Os enfermeiros possuem conhecimento adequado sobre a sexualidade na velhice, mas difundem ainda atitudes conservadoras. Investir em processos de educação permanente em saúde pode melhorar o saber e fazer dos enfermeiros.

Idoso; Sexualidade; Envelhecimento; Enfermagem Geriátrica; Atitude do Pessoal de Saúde; Estratégia Saúde da Família

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br