Acessibilidade / Reportar erro

Significados da utilização de plantas medicinais nas práticas de autoatenção à saúde* * Extraído da tese “Significado de uso de plantas nas práticas de autocuidado em situações de doenças”, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2017.

Significados de la utilización de plantas medicinales en las prácticas de autoatención sanitaria

RESUMO

Objetivo:

Compreender os significados que as pessoas atribuem à utilização de plantas nas práticas de autoatenção em situações de padecimento.

Método:

Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva de orientação etnográfica, ancorada na antropologia da saúde com informantes selecionados via rede de relações. A coleta ocorreu por entrevista semiestruturada e observação participante, entre abril de 2015 e fevereiro de 2017.

Resultados:

Participaram 17 informantes. Na análise de conteúdo emergiu o eixo temático: significados atribuídos pelos informantes sobre a utilização das plantas medicinais. Foram descortinados sentimentos de amor e felicidade ao uso das plantas, significados, como ajudar os outros, as práticas de cura, cuidar da família por meio das plantas, o conforto, a sensação de bem-estar, entre outros.

Conclusão:

Importância de o profissional de Enfermagem estabelecer uma aliança terapêutica com os sujeitos e coletivos sociais, com vistas à promoção da saúde e à integralidade do cuidado.

DESCRITORES
Plantas Medicinais; Terapias Complementares; Enfermagem Holística; Antropologia; Cultura; Integralidade em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br