SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design?The emergence of preprints for Brazilian science: considerations from the Nursing area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

LIMA, Antônio Fernandes Costa et al. Análise preventiva de riscos na manutenção da permeabilidade de cateter venoso central de inserção periférica. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2019, vol.53, e03462.  Epub July 04, 2019. ISSN 0080-6234.  https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018011803462.

Este estudo teórico-reflexivo analisou os riscos relacionados ao processo de manutenção da permeabilidade do Cateter Central de Inserção Periférica, com o uso de solução salina em comparação com seringa preenchida com solução salina, por meio da aplicação da ferramenta Healthcare Failure Mode and Effect Analysis - HFMEA. O processo foi mapeado detalhando-se os modos de falha de cada etapa. Para o cálculo do Risk Priority Number, analisaram-se os modos de falha quanto à severidade e à probabilidade. A partir dessa análise, elaborou-se a matriz de severidade e probabilidade. Por fim, evidenciaram-se propostas de ações para redução dos modos de falhas no processo de manutenção da permeabilidade caso fosse utilizada a seringa preenchida em comparação com a utilização de ampolas de solução salina. Verificou-se que o uso de ampolas de solução salina representa maior risco para o paciente, visto que demanda quatro etapas a mais que do que a manutenção com seringa preenchida, aumentando o risco de contaminação e a criticidade de três perigos, o que resultaria em custos hospitalares adicionais. O uso da seringa preenchida evitaria riscos maiores, os quais poderiam repercutir, desfavoravelmente, na saúde do paciente, no profissional de enfermagem e na instituição de saúde.

Keywords : Dispositivos de Acesso Vascular; Cateteres Venosos Centrais; Cuidados de Enfermagem; Segurança do Paciente; Controle de Custos; Qualidade da Assistência à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )