SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Sexual behavior of Anastrepha sororcula Zucchi (Diptera, Tephritidae) in laboratoryBehavior and life cycle of Phaedon confinis (Coleoptera, Chrysomelidae) under laboratory conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

MORAIS, Sirlei Antunes de; MARRELLI, Mauro Toledo  and  NATAL, Delsio. Aspectos da distribuição de Culex (Culex) quinquefasciatus Say (Diptera, Culicidae) na região do rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Bras. entomol. [online]. 2006, vol.50, n.3, pp. 413-418. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262006000300012.

A distribuição de Culex (Culex) quinquefasciatus Say (1823) ao longo das margens do rio Pinheiros e os principais fatores que levam à proliferação da espécie foram estudados efetuando-se coletas semanais de mosquitos adultos, no período de um ano, em três pontos eqüidistantes às margens do rio. Para as coletas de mosquitos utilizou-se aspirador à bateria, por um período de cinco minutos. Os mosquitos foram identificados, diferenciados segundo o sexo e contados. Para verificação do estado fisiológico, as fêmeas foram separadas em vazias, com sangue e com ovos. Foram coletados 35.684 mosquitos, todos identificados como Cx. quinquefasciatus, sendo 39,4% fêmeas e 60,6% machos. As freqüências tomaram proporções diferentes entre os pontos de coletas e, em uma série temporal. O ambiente impactado do rio Pinheiros representa um excelente criadouro de Cx. quinquefasciatus, confirmado pela ocorrência de picos acentuados na freqüência de mosquitos, com desenvolvimento de forma explosiva e sobreposições entre as gerações, após as chuvas e em épocas de verão.

Keywords : Culicidae; mosquitos; dinâmica populacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese