SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número1Ghilianella beckeri sp. nov. of Emesinae from Brazil (Hemiptera, Reduviidae) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Entomologia

versión impresa ISSN 0085-5626

Resumen

NAVARRO-SILVA, Mario A.; MARQUES, Francisco A.  y  DUQUE L, Jonny E.. Revisão dos semioquímicos que mediam a oviposição em mosquitos: uma possível ferramenta sustentável para o monitoramento e controle de Culicidae. Rev. Bras. entomol. [online]. 2009, vol.53, n.1, pp. 1-6. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262009000100002.

A seleção de locais adequados pelas fêmeas de mosquitos para depositarem seus ovos é um fator chave para a sobrevivência de seus imaturos (ovos e larvas). O conhecimento das relações ecológicas implicadas neste processo é de grande importância quando se refere a vetores de agentes patogênicos. A determinação do local de oviposição pelas fêmeas grávidas envolve uma rede de mensagens químicas, visuais, olfativas e táteis que facilitam a localização de lugares adequados para depositarem seus ovos. Neste trabalho é apresentada uma revisão bibliográfica dos principais aspectos relacionados com semioquímicos presentes na oviposição dos mosquitos auxiliando no entendimento dos mecanismos de atuação dos mesmos e potencializando a aplicação destes semioquímicos como uma possível ferramenta de monitoramento e controle de Culicidae.

Palabras llave : Ação atraente; ação repelente; infoquímicos; controle de mosquitos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés