SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Nest structure and occurrence of three species of Azteca (Hymenoptera, Formicidae) in Cecropia pachystachya (Urticaceae) in non-floodable and floodable pantanal areasAnt fauna (Hymenoptera, Formicidae) associated to arboreal nests of Nasutitermes spp: (Isoptera, Termitidae) in a cacao plantation in southeastern Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

COSTA, Marcelo; MATEUS, Rogério Pincela; MOURA, Mauricio Osvaldo  and  MACHADO, Luciana Paes de Barros. Efeito da razão sexual de adultos na curva de sobrevivência de machos de Drosophila melanogaster Meigen (Diptera, Drosophilidae). Rev. Bras. entomol. [online]. 2010, vol.54, n.3, pp. 446-449. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262010000300015.

A biologia comportamental tem um papel central na biologia evolutiva principalmente pelas relações antagônicas que ocorrem na reprodução sexuada. Uma destas relações envolve o efeito da reprodução sobre a expectativa de vida futura. Neste cenário, alterações na razão sexual operacional de machos podem levar a um aumento na mortalidade por causa dos custos associados com o excesso de displays de corte e cópulas. Neste sentido este trabalho alterou experimentalmente a razão sexual em machos de Drosophila melanogaster Meigen, 1830, para determinar os efeitos em termos de mortalidade. Os resultados indicam que a mortalidade aumenta a medida que a razão sexual se enviesa incluindo alterações no tipo de curva de sobrevivência e da concavidade da curva, medida pela entropia.

Keywords : Entropia; razão sexual de adultos; sobrevivência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English