SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Adult sex ratio effects on male survivorship of Drosophila melanogaster Meigen (Diptera, Drosophilidae)Biomass and abundance of termites in three remnant areas of Atlantic Forest in northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

SANTOS, Pollyanna Pereira; VASCONCELLOS, Alexandre; JAHYNY, Benoit  and  DELABIE, Jacques Hubert Charles. Mirmecofauna (Hymenoptera, Formicidae) associada a ninhos arborícolas de Nasutitermes spp: (Isoptera, Termitidae) num cacaual do sudeste da Bahia, Brasil. Rev. Bras. entomol. [online]. 2010, vol.54, n.3, pp. 450-454. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262010000300016.

As formigas estão entre os mais comuns artrópodes colonizadores de ninhos de térmitas. Este estudo teve como objetivo identificar a mirmecofauna associada a ninhos de térmitas encontrados em um cacaual no município de Ilhéus, Bahia, Brasil, com ênfase na fauna que utiliza os ninhos como ambiente de forrageio e/ou nidificação. Para tanto, 34 ninhos ativos, decadentes e abandonados de Nasutitermes corniger, N. ephratae e Nasutitermes sp., com diferentes volumes e graus de atividade, foram analisados. Um total de 54 espécies de formigas, pertencentes a 23 gêneros e cinco subfamílias, foi encontrado nas construções. Os ninhos de térmitas em atividade, decadência e abandonados apresentaram, respectivamente, seis, oito e 48 espécies de formigas. Crematogaster acuta e Ectatomma tuberculatum foram as espécies mais freqüentes nos ninhos em atividade e em decadência, respectivamente. Nos ninhos abandonados, as espécies mais freqüentes foram Solenopsis pollux, Thaumatomyrmex contumax e Thaumatomyrmex sp. Vinte e seis espécies de formigas possuíam colônias verdadeiras dentro dos termiteiros. A riqueza de espécies de Formicidae nos ninhos mostrou-se inversamente proporcional ao grau de atividade dos térmitas nos ninhos. A ocorrência de termiteiros ativos, em decadência ou abandonados de Nasutitermes spp. em cacauais amplia a heterogeneidade dos habitats disponíveis nas plantações e favorece a manutenção de uma elevada diversidade de organismos que utilizam obrigatoriamente ou oportunamente esse substrato.

Keywords : Diversidade; nidificação; sistema agroflorestal; Theobroma cacao.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English