SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue3Ant fauna (Hymenoptera, Formicidae) associated to arboreal nests of Nasutitermes spp: (Isoptera, Termitidae) in a cacao plantation in southeastern Bahia, BrazilSynanthropy and ecological aspects of Muscidae (Diptera) in a tropical dry forest ecosystem in Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

VASCONCELLOS, Alexandre. Biomassa e abundância de térmitas em três remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. Rev. Bras. entomol. [online]. 2010, vol.54, n.3, pp. 455-461. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262010000300017.

A biomassa e a abundância de térmitas foram estimadas em três remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro: Reserva Biológica de Pedra Talhada-RBPT (Estado de Alagoas), Parque Estadual Dois Irmãos-PEDI (Estado de Pernambuco) e Área de Proteção Ambiental Mata do Buraquinho-APMB (Estado da Paraíba). Amostragens quantitativas da assembléia de térmitas foram realizadas em troncos, folhiço, ninhos e solo nos meses de junho e julho (estação chuvosa) e novembro e dezembro (estação seca) de 2000. Trinta e sete espécies de térmitas foram encontradas e quantificadas nos três remanescentes. A biomassa variou de 10,09 a 11,30 g (peso fresco)/m2 e a abundância variou de 4911 a 5663 indivíduos/m2. A subfamília Nasutitermitinae foi a dominante em número de espécies, biomassa e abundância. O grupo dos consumidores de húmus foi o mais abundante nos três sítios, enquanto os consumidores de madeira apresentaram a maior biomassa pelo menos na PEDI e na APMB. Entre os microhabitats quantificados, os térmitas foram encontrados principalmente no solo, estando fortemente concentrados entre 0 e 20 cm de profundidade. Duas espécies destacaram-se tanto pela biomassa como pela abundância: Embiratermes parvirostris Constantino, no solo, e Nasutitermes corniger (Motschulsky), nos troncos em decomposição e em ninhos. As estimativas de biomassa e de abundância sugerem que os térmitas desempenham um importante papel como mediadores do processo de decomposição da necromassa vegetal nos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste Brasileiro.

Keywords : Distribuição vertical; Isoptera; levantamento quantitativo; ninho; região Neotropical.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English