SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1Distributional patterns of the Neotropical genus Thecomyia Perty (Diptera, Sciomyzidae) and phylogenetic support author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

VAN LENTEREN, Joop C. et al. Will the Convention on Biological Diversity put an end to biological control?. Rev. Bras. entomol. [online]. 2011, vol.55, n.1, pp.1-5. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262011000100001.

Poderá a Convenção em Diversidade Biológica por um fim no Controle Biológico? Baseando-se na Convenção sobre Diversidade Biológica, os países têm soberania sobre seus recursos genéticos. Acordos que governam o acesso a tais recursos e o compartilhamento dos benefícios provenientes do seu uso precisam ser estabelecidos de comum acordo com as partes envolvidas. Isto também é aplicável a espécies coletadas com uso potencial em controle biológico. Recentes aplicações dos princípios de introdução e compartilhamento dos benefícios têm tornado difícil, ou mesmo impossível, coletar e exportar inimigos naturais em muitos paises para pesquisas em controle biológico em muitos países. Como esta é uma medida amplamente utilizada, tais procedimentos poderão impedir este bem sucedido e ambientalmente seguro método de manejo de pragas, baseado no uso da diversidade biológica. A Organização Internacional para Controle Biológico de Plantas e Animais Nocivos (IOBC) criou a "Comissão em Controle Biológico e Introdução e Benefícios Mútuos" para estudar o assunto. Tal comissão está desenvolvendo atividades nacionais e internacionais para esclarecer como o regime de compartilhamento de benefícios pode prejudicar seriamente o futuro do controle biológico. Além disto, membros da Comissão da IOBC publicaram informações sobre regulamentos atuais e suas opiniões relacionadas à exploração de inimigos naturais, listando cerca de 30 casos para ilustrar os pontos relevantes para a introdução e compartilhamento de benefícios. No presente artigo, é sumarizado o ponto de vista dessa comissão na IOBC sobre os efeitos dos sistemas de introdução e compartilhamento para o futuro do Controle Biológico.

Keywords : CDB; compartilhamento de benefícios não lucrativos; controle biológico; espécies invasoras; inimigos naturais exóticos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License