SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número1Lipid and energy contents in the bodies of queens of Atta sexdens rubropilosa Forel (Hymenoptera, Formicidae): pre-and post-nuptial flightSeasonal activity of Dinoponera quadriceps Santschi (Formicidae, Ponerinae) in the semi-arid Caatinga of northeastern Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Entomologia

versão impressa ISSN 0085-5626

Resumo

GRAJALES-CONESA, Julieta; MELENDEZ RAMIREZ, Virginia; CRUZ-LOPEZ, Leopoldo  e  SANCHEZ GUILLEN, Daniel. Effect of Citrus floral extracts on the foraging behavior of the stingless bee Scaptotrigona pectoralis (Dalla Torre). Rev. Bras. entomol. [online]. 2012, vol.56, n.1, pp. 76-80. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262012000100012.

Extratos florais de Citrus no comportamento de forrageamento da abelha sem ferrão Scaptotrigona pectoralis (Dalla Torre). As abelhas sem ferrão têm um papel importante na polinização de muitas espécies de plantas nativas e plantas cultivadas em regiões tropicais. Pouco se sabe, no entanto, sobre a interação entre as fragrâncias florais e comportamento de forrageamento de espécies de meliponíneos. Assim, investigou-se a composição química dos extratos de cítricos florais (limão e laranja) e seus efeitos sobre o comportamento de forrageamento da abelha sem ferrão Scaptotrigona pectoralis. Nós descobrimos que cada tipo de flor tem a sua própria composição específica de mistura de compostos: limoneno (62,9%), e farnesol (26,5%) para flores de limão, (E)-nerolidol (20,8%), e linalol (12,7%) para flores de laranja. Nos experimentos de forrageamento, as operárias de S. pectoralis foram capazes de utilizar os extratos de flores para se orientarem até a fonte de alimento, não sendo atrapalhadas por placas com iscas apenas de hexano. No entanto, os extratos de flores de laranja foram aparentemente mais atraentes para essas abelhas operárias, talvez por causa da mistura particular do extrato. Nossos resultados revelam que essas fragrâncias são muito atraentes para S. pectoralis, assim pode-se inferir que dentro de pomares cítricos poderiam ser visitantes importantes na área de estudo; no entanto a destruição do habitat, o uso excessivo de pesticidas e a substituição competitiva por abelhas Apis poderia por em risco suas populações e, assim, os serviços ecológicos que prestam para nós.

Palavras-chave : Abelha sem ferrão; Citrus; forrageamento; voláteis de flores; Scaptotrigona pectoralis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês